Expocine/22
Avançar

Notícias e Novidades

Expocine 2022 homenageia três importantes nomes do mercado de exibição

Expocine 2022 homenageia três importantes nomes do mercado de exibição


Expocine 2022 homenageia três importantes nomes do mercado de exibição do Brasil

Já é uma tradição da Expocine a homenagem a organizações, empresas ou profissionais que deixaram suas marcas no desenvolvimento da indústria audiovisual. São três categorias reconhecidas: exibidor, produtor e distribuidor.

Neste ano, na categoria exibição, a homenagem será póstuma a três profissionais que fizeram história no Brasil e nos deixaram recentemente: Mario Leopoldo (Mario Pintado) e Mario Luiz Santos, da rede Arcoplex, e Gilberto de Araújo, do Cine Araújo.

A trajetória de Mario Leopoldo dos Santos (Mario Pintado) no mercado começou em 1961, quando adquiriu seu primeiro cinema na cidade de Lages (SC). Desde então, expandiu sua atuação por boa parte da região Sul, tornando a então rede Arco-Íris Cinemas uma das principais do país. Nos anos 1970, a empresa era responsável por 70% do mercado de exibição da região Sul, administrando salas como o Cine Cacique, Scala, Astor, Coral, Lido, Ritz, ABC, Avenida e Victoria. Nos anos 2000, passou a adotar a marca Arcoplex Cinemas, depois de implementar o modelo Arcoplex Stadium em suas unidades. 

Mario Luiz dos Santos, filho de Mario Pintado, teve sua vida dedicada ao cinema, iniciando no ramo cinematográfico aos 15 anos de idade, exibindo filmes em 16mm, em um salão paroquial no interior da cidade de Lages (SC). Aventurou-se em algumas produções do cinema. Nesta época, produziu e dirigiu um curta-metragem vencedor do Kikito, no Festival de Cinema de Gramado. Assumiu a direção da empresa quando ela passou a se chamar Arcoplex. A rede conta atualmente com mais de 25 complexos espalhados por todo Brasil, somando 85 salas, e se consolidou nos últimos anos entre as 15 maiores redes de exibição do país.

Já Gilberto de Araújo, ou Seu Gil, como era conhecido, dirigiu a Cinematográfica Araújo, fundada em Botucatu (SP) por seu pai em 1926, sempre mantendo boas relações com os profissionais da indústria, incentivando o mercado local em cada localidade em que abria uma sala de cinema. Em 2010, o Cine Araújo foi pioneiro em inaugurar no Brasil a primeira sala Max Screen Digital, equipada com tela gigante e o inovador IMM Sound System. Hoje, a empresa tem 28 cinemas distribuídos em 26 cidades de 10 estados (São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Roraima e Amazonas). Segundo dados de 2020 da Ancine, a rede ocupava o 4º lugar no ranking de maiores redes exibidoras do Brasil. 

Mario S. Filho, filho de Mario Luiz dos Santos e neto de Mario Pintado, e Marcos de Araújo, filho de Gilberto de Araújo, receberão os troféus de homenagem da Expocine 2022 durante a cerimônia de abertura do evento.

A Expocine 2022 acontece entre os dias 20 e 23 de setembro, no Cine Marquise e no Hotel Renaissance, em São Paulo (SP). Garanta sua credencial aqui.



Comente este artigo no Facebook
PATROCÍNIO
Cinionic
Cine Araujo
Cinemark
Screen X
Dolby
Gaia Digital
GDC
Hotsound
Ingresso
Kinelux
Kinoplex
Osram
Severtson
SP Cine
Strong MDI
Tele Cine
APOIO
AIC
APACI
API
APAN
BCCC
Bravi
Brazilian Content
Celluloid
CONNE
Cesnik, Quintino & Salinas Advogados
Exibidor
FAMES
Filme B
ForCine
ICAB
IMPRENSA MAHON
Instituto de cinema
Integradora Digital
LAES
Latam Cinema
Mais Mulheres
SIAESP
SICAV 75
APOIO TÉCNICO
KELONIk
REALIZAÇÃO
Tonks