Expocine/24
Avançar

Notícias e Novidades

Film commissions: formação, desenvolvimento e aprendizados

Film commissions: formação, desenvolvimento e aprendizados

A primeira film commission do mundo foi criada nos EUA, no final da década de 1940, em resposta à necessidade das produções cinematográficas terem um representante público que coordenasse as questões locais relativas às filmagens. Com o passar do tempo e o desenvolvimento da indústria audiovisual, elas se espalharam pelo mundo. 

Hoje, além de oferecer assistência com ações burocráticas locais, as film commissions prestam diversos serviços muito importantes para os produtores e são responsáveis por ações de incentivo para as filmagens, assim como programas de incentivos às produções e fomento de mão de obra local. 

Neste painel, representantes das principais film commissions brasileiras falarão sobre questões fundamentais para a formação e o desenvolvimento desse tipo de órgão, além de aprendizados adquiridos na última década.

São eles: Flávia Gonzaga, Gerente de Investimentos e Parcerias Estratégicas da Spcine, responsável por gerenciar a São Paulo Film Commission; Gabriel Portela, atual Secretário Municipal Adjunto de Cultura de Belo Horizonte e responsável pela implementação da Belo Horizonte Film Commission; e Daniel Celli, consultor para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU) para assuntos relacionados à políticas públicas para a indústria audiovisual e coordenador da Rio Film Commission. A moderação será feita por Marcos Jorge, diretor de filmes e roteirista, vencedor de três Grandes Prêmios do Cinema Brasileiro, entre outros prêmios nacionais e internacionais, e atual curador do Cine Passeio, em Curitiba.   

Este painel acontece no dia 21 de setembro, às 14h, na Sala Spcine do Cine Marquise. Garanta sua credencial para a Expocine 2022 aqui


Comente este artigo no Facebook
REALIZAÇÃO
Tonks