A Expocine, em parceria com a Revista Exibidor, apresenta um resumão com alguns dos principais headlines do mercado de cinema do mês de julho.
Onda rosa: “Barbie” faz história, quebra recordes e se torna a maior abertura do ano
O fim de semana de estreia de Barbie vai ficar na memória dos profissionais da indústria e do público por mais muitos anos. Sozinho, o filme conseguiu trazer números estratosféricos e históricos para os cinemas do mundo todo, representando a maior abertura do ano, incluindo Brasil, América do Norte e Global, onde o filme fez US$ 337 milhões no fim de semana.
https://www.exibidor.com.br/noticias/mercado/13497-onda-rosa-34barbie34-faz-historia-quebra-recordes-e-se-torna-a-maior-abertura-do-ano
Brasil registra aumento de 25% de público no primeiro semestre de 2023
O Brasil está recuperando o seu público no cinema e aos poucos se aproxima dos números de 2019, quando o setor obteve o seu recorde de espectadores nas salas escuras. Os seis primeiros meses de 2023 são prova disso, visto que acumulam 55,6 milhões de ingressos vendidos, um aumento de 25% em relação aos 44,5 milhões do primeiro semestre do ano passado.
https://www.exibidor.com.br/noticias/mercado/13466-brasil-registra-aumento-de-25-de-publico-no-primeiro-semestre-de-2023
Pela primeira vez em seis décadas, atores e roteiristas realizam paralisações simultâneas
Após algumas semanas em negociações, o sindicato dos atores (SAG-AFTRA), no dia 14, declarou greve após votação quase unânime de seus membros, se juntando aos roteiristas que estão parados desde o início de maio. É a primeira vez em 63 anos que as duas categorias paralisam suas atividades ao mesmo tempo.
https://www.exibidor.com.br/noticias/mercado/13483-pela-primeira-vez-em-seis-decadas-atores-e-roteiristas-realizam-paralisacoes-simultaneas
AMC Theatres desiste de cobrar diferentes preços nos ingressos a partir da posição da poltrona
A AMC Theatres anunciou que está abandonando sua política de variação nos preços dos ingressos a partir da poltrona escolhida, algo que estava vigente desde 10 de fevereiro em algumas unidades de Nova York, Chicago e Kansas. Agora a empresa irá lançar um novo programa que substituirá as poltronas da primeira fileira por cadeiras no estilo "lounge".
https://www.exibidor.com.br/noticias/mercado/13494-amc-theatres-desiste-de-cobrar-diferentes-precos-nos-ingressos-a-partir-da-posicao-da-poltrona
Cinemark inaugura novo complexo em Mogi das Cruzes: “Acreditamos muito no potencial da cidade”
A Rede Cinemark, uma das maiores operadoras de cinemas do Brasil, inaugurou no último dia 10 o seu segundo complexo em Mogi das Cruzes (SP), no Patteo Urupema Shopping, o primeiro integralmente com a nova identidade visual da marca. Com este lançamento, a empresa passa a contar com 86 complexos espalhados pelo Brasil.
https://www.exibidor.com.br/noticias/mercado/13475-cinemark-inaugura-novo-complexo-em-mogi-das-cruzes-34acreditamos-muito-no-potencial-da-cidade34
Estratégia por trás de “Barbie” busca a formação de novos públicos para a marca
Barbie (Warner) não precisou nem de um final de semana para se provar uma das melhores estreias dos últimos anos no Brasil e, com 1,2 milhão de espectadores, se tornou o segundo filme que mais teve público no dia de abertura desde 2014. Muito por causa da sua campanha estratégica de marketing global, tanto da Warner quanto da Mattel, como foi explicado por Koca Machado, professora de branded content e storytelling da ESPM e sócia-executiva do Grupo Sal.
https://www.exibidor.com.br/noticias/mercado/13495-estrategia-por-tras-de-barbie-busca-a-formacao-de-novos-publicos-para-a-marca
Após nova política de compartilhamento de senhas, Netflix ganha quase 6 milhões de novos assinantes
A Netflix apresentou os resultados de seu segundo trimestre fiscal e os números surpreendem. Após implementar a funcionalidade que impossibilita que os usuários compartilhem senhas, a empresa conseguiu quase 6 milhões de novos assinantes em todo o mundo entre os meses de abril e junho. O número de 5,89 milhões de pessoas que assinaram a plataforma neste segundo semestre é bem superior aos 1,75 milhão de novos assinantes do primeiro trimestre do ano.
https://www.exibidor.com.br/noticias/mercado/13493-apos-nova-politica-de-compartilhamento-de-senhas-netflix-ganha-quase-6-milhoes-de-novos-assinantes
Museu da Imigração Japonesa hospedará o Sato Cinema, dedicado à exibição de produções asiáticas
Localizado no bairro da Liberdade, no centro de São Paulo, está o Museu da Imigração Japonesa, um importante símbolo da cultura nipônica em homenagem aos antepassados dos japoneses que começaram a chegar ao Brasil há 115 anos. E, desde 16 de julho, o museu abriga o Sato Cinema, a mais recente atração da região, aberta ao público interessado no cinema asiático.
https://www.exibidor.com.br/noticias/mercado/13470-museu-da-imigracao-japonesa-hospedara-o-sato-cinema-dedicado-a-exibicao-de-producoes-asiaticas
Diamond Films reúne exibidores em Roadshow de duas próximas fortes apostas
Também no início do mês, a Diamond Films Brasil reuniu os exibidores no Cinemark do Shopping Eldorado para a realização de seu primeiro Roadshow desde o início da pandemia, no qual apresentou os detalhes de campanha de Missão de Sobrevivência e Fale Comigo, que foram exibidos aos convidados. Enquanto o primeiro estreou na última quinta-feira (27), o terror entra em cartaz em 17 de agosto.
https://www.exibidor.com.br/noticias/mercado/13468-diamond-films-reune-exibidores-em-roadshow-de-duas-proximas-fortes-apostas
Paris Filmes apresenta "Loucas em Apuros" e aposta em campanha forte para se aproximar do público
No início do mês, a Paris Filmes reuniu exibidores no Cinemark do Shopping Eldorado, em São Paulo, para a realização de um evento em que apresentou os detalhes da campanha de Loucas em Apuros, seguido pela exibição do filme. A comédia estreia comercialmente na próxima cine-semana, no dia 3 de agosto, e promete atrair fãs do gênero para as salas escuras.
https://www.exibidor.com.br/noticias/mercado/13477-paris-filmes-apresenta-34loucas-em-apuros34-e-aposta-em-campanha-forte-para-se-aproximar-do-publico