Pitching bate recorde de inscrições e tem pré-banca confirmada
Avançar

Notícias e Novidades

Pitching bate recorde de inscrições e tem pré-banca confirmada

Pitching bate recorde de inscrições e tem pré-banca confirmada


As inscrições para o Pitching da Expocine estão encerradas.  Foram mais de 170 inscritos, um recorde para o evento, que promove o encontro entre produtores e players, desde 2019, dentro da convenção do mercado cinematográfico, um dos mais importantes da América Latina. 

Os inscritos passam agora pela validação dos itens obrigatórios e especificidades buscadas pelos players confirmados e, em seguida, serão avaliados por uma banca formada por profissionais do mercado. Esta banca é a responsável pela seleção dos 10 finalistas de longas-metragens e 10 finalistas de obras seriadas que terão a oportunidade de fazer a defesa dos seus projetos ou roteiros diretamente aos principais players do mercado durante a Expocine21. 

Para compor esta banca, a Expocine convidou sete especialistas que farão parte da sua curadoria. Para a seleção dos longa-metragens, a banca contará com: Ilda Santiago, uma das fundadoras e sócia do Grupo Estação - empresa de 30 anos, referência na exibição e distribuição do cinema de arte e de qualidade no Brasil. Diretora do Festival do Rio, representa e colabora com outros importantes festivais e mostras, além da atuação como produtora e co-produtora de diversas obras audiovisuais. Marcos Oliveira, consultor do setor de produção e distribuição audiovisual, atua no desenvolvimento de projetos, captação e distribuição, tendo passado por empresas como Twentieth Century Fox, Warner Bros e Universal Pictures.  E Cadu Valitoni, produtor experiente de obras premiadas e de destaque em grandes festivais, tem passagem pelos principais eventos de mercado, coordena projetos de novos autores, além de ser professor de cinema.

Para a seleção de obras seriadas, os convidados para a banca são: Sonia Rodrigues, escritora e roteirista premiada. Consultora da Globo Filmes para análise de roteiros há 18 anos, também coordenadora acadêmica da Escola de Séries e professora.  Leandro Matos, autor e roteirista com trabalhos para TV, cinema e streaming. Rafael Sampaio, diretor geral do BrLab, tem experiência também com programação de salas de cinema, festivais e mostras. Também atua como coordenador de cursos e produtor executivo.  E Kelly Castilho, cineasta com atuação em peças publicitárias, cinema e tv. Liderança em movimentos como o “+Mulheres Lideranças do Audiovisual” e o “Grupo Mulheres do Brasil”.

As apresentações dos projetos para a banca de pré-seleção acontecem em outubro e a divulgação dos finalistas acontece até 1 de novembro. Qualquer uma das credenciais da Expocine dá acesso à apresentação dos finalistas no pitching público, que acontece durante a convenção nos dias 16, 17, 18 e 19 de novembro. 


BIOS DA BANCA DE PRÉ-SELEÇÃO:


ILDA SANTIAGO

Nascida no Rio de Janeiro, com formação em Jornalismo e cinema pela Universidade Federal Fluminense,  Ilda Santiago é uma das fundadoras e sócia do Grupo Estação - empresa de 30 anos, referência na exibição e distribuição do cinema de arte e de qualidade no Brasil. Foi responsável pela aquisição e lançamento de mais de 400 títulos, entre eles "Buena Vista Social Club", de Wim Wenders, "O Banquete de Casamento" e "Comer Beber Viver", ambos de Ang Lee. Organizou diversas retrospectivas de grandes diretores no Brasil e foi curadora de mostras de filmes brasileiros (Première Brazil) em Nova York (MOMA), Berlim (Haus der Kulturen der Welt) e também em Lisboa, Beijing e Washington D.C. Há 14 anos é a correspondente / representante do Festival de Cannes no Brasil e colaboradora do Marché du Film / Cannes e do Ventana Sur. É diretora executiva de programação do Festival do Rio, um dos principais eventos de cinema da América Latina, desde sua fundação, em 1999.

 

Produtora da comédia BEM CASADOS, de Aluízio Abranches, produtora associada de "Rio, Eu Te Amo" RIO, está desenvolvendo, com a Fox / Disney, "O Ponto" e "As Sertanejas", ambos com direção de Aluízio Abranches. Co-produzindo "As Vitrines", produção de Marcello Maia / República Pureza, escrito por Flávia Castro, co-dirigido por Vicente Amorim e Flávia Castro. Em desenvolvimento de vários projetos com a produtora Mayra Faour Auad / MyMama, entre eles "Réquiem para Clara", de Mónica Demes, e "Descasos", de Flávia Castro.


MARCOS OLIVEIRA

Marco Oliveira é Consultor Especial do setor de Produção e Distribuição de conteúdo audiovisual, através de sua empresa Leverá Conteúdo e Negócios, que atua em desenvolvimento de projetos, captação, distribuição e consultoria. Sua carreira profissional inclui atividades em posições de liderança em empresas como Johnson & Johnson, Twentieth Century Fox, Warner Bros e Universal Pictures. 


CADU VALINOTI

Nascido no Rio de Janeiro, Cadu Valinoti é produtor graduado em Cinema pela PUC-Rio com formação executiva no Reino Unido. Experiente em documentários, curtas e longas, já passou por importantes produtoras no Rio de Janeiro, tendo produzido para Canal Brasil, Band, OFF, Multishow e ESPN. Na publicidade, produziu para Google, TEDx, Nike, Corona, Coca-Cola, Heineken e Yahoo UK. Foi coordenador de produção de "O Grande Circo Místico", de Carlos Diegues (Festival de Cannes 2018) e também produtor executivo de filmes premiados como "Favela Gay", de Rodrigo Felha e "Fala Comigo" de Felipe Sholl, ambos Prêmios de Melhor Filme no Festival do Rio. Seus últimos trabalhos foram "Sem Seu Sangue", de Alice Furtado (Quinzena dos Realizadores - Festival de Cannes 2019), "Os últimos dias de Gilda", de Gustavo Pizzi, selecionado para Berlinale Series, e o ainda inédito "Matar a la bestia", da diretora argentina Agustina San Martin. Cadu também coordena projetos de jovens autores sob a chancela de sua produtora Nostro. Também participa de mercados como Ventana Sur, EFM, Marché du Film e fez parte do Berlinale Talents Campus, em 2017. Além de sua carreira cinematográfica, também compõe, desde 2017, a comissão de seleção da Première Brasil do Festival do Rio e investe parte de seu tempo como professor na Academia Internacional do Cinema, trocando e aprendendo com estudantes entusiasmados e sonhadores.


SONIA RODRIGUES

Sonia Rodrigues é  escritora e roteirista. Tem vários prêmios em documentários.

Roteirizou e produziu  o telefilme documental “O nome do pai” sobre o sub registro paterno no Brasil. Roteirizou e produz #EusouMaria, longa de ficção. Tem doutorado em Literatura pela PUC-Rio e 30 livros publicados além de 10 audiolivros no streaming. Consultora da Globo Filmes com a função de ler e analisar roteiros de longa metragem, desde 2003 lendo, em média, dois roteiros por semana. Nessa atividade adquiriu experiência do que “não deve ser feito em audiovisual” e o que pode funcionar na dramaturgia específica do setor.

Autora do primeiro livro sobre série de TV publicado no Brasil: “Como escrever séries” e do livro “Conversando sobre séries”.

Coordenadora acadêmica da Escola de Séries e professora na Especialização em Roteiro das Faculdades Hélio Alonso (Rio).


LEANDRO MATOS 

Leandro Matos é formado na Universidade Estácio de Sá, nos cursos de Cinema e Autor/Roteirista para Televisão, e fez cursos de roteiro na Columbia University, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e com Robert McKee. Estreou na tv escrevendo para o seriado Cilada e já soma mais de 100 créditos no cinema e na tv. Criou e fez a redação final das séries Os Figuras e De Cabelo em Pé, exibidas no canal Multishow e foi responsável pela redação final da primeira temporada de Se Eu Fosse Você – A Série para a Fox. Teve a oportunidade de trabalhar em diversos gêneros e formatos, como o programa diário Encontro com Fátima Bernardes, o programa de viagem GPS Guiados pelo Sabor e o programa de lifestyle Superbonita. Entre outros projetos que escreveu estão a primeira temporada de A História Bêbada, que ajudou a dobrar a audiência do Comedy Central, e a primeira série da Disney Plus, Tudo Igual... SQN, que estreia em 2022. Além disso, participou do desenvolvimento de 'Samantha!', da Netflix No cinema, Leandro escreveu o argumento de Apaixonados – O Filme e os roteiros dos filmes Divã a 2, Amor.com, já lançados e Minha Família Perfeita, com estreia prevista para 2022. Seu próximo longa, Desapega, será filmado no segundo semestre de 2021. Leandro atualmente mora em Toronto, onde ganhou um edital de desenvolvimento e atualmente trabalha como mentor de roteiro em uma incubadora patrocinada pela Netflix.


RAFAEL SAMPAIO

Diretor geral do BrLab, produtor e sócio fundador da Klaxon Cultura Audiovisual. Foi programador de cinema em espaços culturais como Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Cinemateca Brasileira e Cine Olido, além de ter produzido e programado inúmeras mostras e festivais. Também atua como coordenador de cursos e plataformas para formação, como os Laboratórios de Desenvolvimento de Projetos do Prodav 04 para a Ancine/FSA, além do BrLab, que criou e dirige desde 2011. Produziu os filmes “Sobre Rodas” (2017), de Mauro D’Addio, e “Diz a Ela que me Viu Chorar” (2019), de Maíra Bühler, entre outros.


KELLY CASTILHO

Publicitária e Cineasta.

Atua há 26 anos no Mercado de filmes publicitários e cinematográficos. Em 2004 tornou-se Diretora de Arte ( Production Designer),em 2013,sentiu que era o momento de dirigir e colocar o seu olhar nos filmes publicitários e criar diferentes projetos. Em 2018 iniciou as pesquisas para seu primeiro filme de ficção, o longa-metragem Claudia, e se especializou em Direção de Fotografia.

Em 2019 rodou o filme Meninas Invisíveis, fundou o Africa.Br Contemporary Institute, e recebeu a proposta para se tornar Executiva da Produção Artística da Rede Globo, assumindo uma equipe de Designers, Produtores de Arte, Cenógrafos, Cenografia 3D e

Contra-Regras, entre o Rio de Janeiro e São Paulo.Faz parte do Júri Executivo do Gerety Awards e do Ampro Globe Awards 2020, além de fazer parte do + Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro, é uma das líderes do Grupo Mulheres do Brasil, assim como também do The Rewrite- Netflix, um time de líderes do Brasil, EUA e de outros países, que estão ajudando a reescrever a história do Audiovisual.Hoje além de dirigir filmes publicitários e cinematográficos, também atua como Diretora de TV na TV Cultura, e tem consigo grande conhecimento criativo e 360 do mercado audiovisual.




Comente este artigo no Facebook
REALIZAÇÃO
Tonks