Expocine/25
Avançar

Notícias e Novidades

Resumão de Notícias Expocine | Junho de 2023

Resumão de Notícias Expocine | Junho de 2023


Resumão de Notícias Expocine | Junho de 2023
A Expocine, em parceria com a Revista Exibidor, apresenta um resumão com alguns dos principais headlines do mercado de cinema do mês de junho.

Pela primeira vez, Universal abre resultados financeiros para lançamentos em PVOD

Em julho de 2020, quando a indústria de cinema enfrentava o auge de uma das maiores crises de sua história, os players viviam em meio a incertezas e buscavam os caminhos para se manterem lucrativos e relevantes. Entre as primeiras medidas neste sentido foi a da Universal, que optou por lançar os filmes nos cinemas (os que estavam abertos) e na sequência disponibilizá-los em PVOD (Premium Video on Demand), a janela dependeria do resultado de abertura. Após quase três anos desde que este sistema foi adotado (e segue vigente), a Universal abriu, pela primeira vez, os resultados deste modelo, no período a major arrecadou US$1 bilhão com as vendas destes alugueis e compras mais encarecidas.

https://www.exibidor.com.br/noticias/mercado/13421-pela-primeira-vez-universal-abre-resultados-financeiros-para-lancamentos-em-pvod

Cinema nacional aposta em incentivo público, qualidade e originalidade para retomada

Na semana em que o Dia do Cinema Brasileiro é celebrado, o Portal Exibidor preparou uma análise sobre o cenário atual do audiovisual no país. Em momento de retomada após a pandemia de Covid-19, exibidores, produtores e distribuidores falaram sobre os principais desafios enfrentados no momento e também sobre a "fórmula mágica", se é que ela existe, para reencontrar seu público nas telonas.

https://www.exibidor.com.br/noticias/mercado/13446-cinema-nacional-aposta-em-incentivo-publico-qualidade-e-originalidade-para-retomada

O futuro do streaming vive no passado: licenciamento de conteúdo entre concorrentes pode estar voltando

A notícia da Warner estar negociando conteúdo exclusivo da HBO Max com a Netflix é o mais recente movimento do mercado de streamings, que ainda busca um modelo adequado para poder ser autossustentável e dar lucro às empresas. E ao que tudo indica, o licenciamento de filmes e séries entre concorrentes parece ser benéfico para todos os lados.

https://www.exibidor.com.br/noticias/mercado/13453-o-futuro-do-streaming-vive-no-passado-licenciamento-de-conteudo-entre-concorrentes-pode-estar-voltando

14º Show de Inverno é concluído com ótimas apostas e promessa de retorno do cinema nacional

14º Show de Inverno marcou o reaquecimento da indústria, reunindo profissionais e executivos para conferirem as apostas, nacionais e internacionais, de alguns dos principais players da atualidade: Warner, Disney, Vitrine Filmes e Manequim Filmes, Universal, Paris Filmes, Downtown Filmes, Paramount, O2 Play, Imagem Filmes, H2O Films, Diamond Films, Elo Studios e Sony.

https://www.exibidor.com.br/noticias/mercado/13406-14-show-de-inverno-e-concluido-com-otimas-apostas-e-promessa-de-retorno-do-cinema-nacional

"Desapega" é o filme brasileiro de 2023 mais assistido nos cinemas até o momento

A Ancine anunciou no Dia do Cinema Brasileiro (19 de junho), o lançamento, no site do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), o novo painel interativo “Indicadores do Mercado de Exibição”, que permite acompanhar importantes números do setor de exibição cinematográfica no Brasil. Aproveitando a novidade, o Portal Exibidor, também em semana especial em homenagem ao Cinema Brasileiro, recolheu os dados referentes aos nossos filmes lançados neste ano, como, por exemplo, de que "Desapega" foi o título mais assistido nos cinemas até o momento. Por outro lado, o painel evidencia a dificuldade do cinema nacional de reencontrar seu público.

https://www.exibidor.com.br/noticias/mercado/13439-34desapega34-e-o-filme-brasileiro-de-2023-mais-assistido-nos-cinemas-ate-o-momento

UNIC divulga relatório anual de 2022: arrecadação foi 53,8% maior do que no ano anterior

A União Internacional de Cinemas (UNIC), grupo comercial que representa os exibidores e suas associações nacionais em 39 países europeus, publicou o seu Relatório Anual sobre os resultados de 2022 e as expectativas para o segundo semestre de 2023. 2022, após dois anos em baixa por causa da pandemia e suas consequências, demonstrou o interesse do público em retornar às salas escuras, especialmente quando há grandes lançamentos ou um line-up diversificado nos cinemas. Com quase 809 milhões de ingressos vendidos na Europa em 2022, o aumento registrado na região foi de 36,2%, se comparado a 2021, e a bilheteria atingiu importantes US$ 6,2 bilhões, um aumento de 53,8% em relação ao ano anterior.  Entretanto, a arrecadação de 2022 ficou 33,8% abaixo a 2019.
https://www.exibidor.com.br/noticias/mercado/13447-unic-divulga-relatorio-anual-de-2022-arrecadacao-foi-538-maior-do-que-no-ano-anterior

Bruno Wainer prepara o lançamento de Aquarius, streaming focado em saúde e bem-estar

Bruno Wainer, sócio e CEO da Downtown Filmes, lançou, no meio de junho, Aquarius, a primeira plataforma de streaming brasileira dedicada a produções sobre o bem-estar e a saúde do corpo, da mente, das sociedades e do meio ambiente. Além do catálogo já disponível, Aquarius entrou no mercado com um lançamento exclusivo, disponível aos assinantes a partir do dia 29 de junho: o documentário autobiográfico "Eu", estreia de Ludmila Dayer na direção de longas-metragens e que retrata o processo de autoconhecimento e recuperação da atriz, diagnosticada recentemente com a síndrome do pânico e o vírus Epstein-Barr.
https://www.exibidor.com.br/noticias/mercado/13417-bruno-wainer-prepara-o-lancamento-de-aquarius-streaming-focado-em-saude-e-bem-estar

Nova política de compartilhamento de senha leva Netflix ao Procon, mas surpreende nos EUA

Para quem esperava que fosse ser um completo fracasso a nova política de compartilhamento de senhas da Netflix, uma surpresa veio à tona nesta semana. Enquanto no Brasil a plataforma está enfrentando o Procon (órgão voltado à defesa do consumidor) em diversos estados, na América do Norte a estratégia tem funcionado melhor do que as expectativas.

https://www.exibidor.com.br/noticias/mercado/13434-nova-politica-de-compartilhamento-de-senha-leva-netflix-ao-procon-mas-surpreende-nos-eua

Fórum Spcine reúne mais de 2 mil pessoas, movimenta o mercado audiovisual e celebra sucesso

O 2º Fórum Spcine: Desenvolvimento Econômico & Inovação aconteceu entre os dias 14 e 16 de junho no CCSP Vergueiro e reuniu mais de 80 especialistas do setor audiovisual de 13 países para discutir o cenário e o que há de mais relevante no mercado atualmente. No total, mais de 2 mil pessoas passaram pelo evento, que contou com a presença de especialistas, estúdios, estudantes, professores, espaços independentes, instituições culturais, entre outros, para mostrar que o mercado não está de braços cruzados e está disposto a discutir o futuro e caminhos para o audiovisual brasileiro. 

https://www.exibidor.com.br//noticias/mercado/13444-frum-spcine-rene-mais-de-2-mil-pessoas-movimenta-o-mercado-audiovisual-e-celebra-sucesso

Cinemark anuncia Club BLACK, novo programa de fidelidade com foco em experiência premium

A rede exibidora Cinemark anunciou a chegada de seu mais novo programa de fidelidade, o Cinemark Club BLACK. Por R$ 35,90 mensais, os assinantes têm direito a dois ingressos por mês nas salas 3D ou XD, válidos para qualquer horário e dia da semana, além de outras vantagens, como um combo médio (pipoca e refrigerante) no mês de aniversário do cliente, até 20% de desconto em snacks selecionados e brindes exclusivos.

https://www.exibidor.com.br/noticias/mercado/13408-cinemark-anuncia-club-black-novo-programa-de-fidelidade-com-foco-em-experiencia-premium



Comente este artigo no Facebook
APOIO TÉCNICO
KELONIk
REALIZAÇÃO
Tonks