Expocine/24
Avançar

Notícias e Novidades

Resumão De Notícias | Maio De 2024

Resumão De Notícias | Maio De 2024


"VIVA O PERSE!": APÓS MUITA RESISTÊNCIA DO SETOR, GOVERNO FEDERAL SANCIONA O PROGRAMA COM RETORNO DOS CINEMAS

Em cerimônia realizada no dia 22 de maio no Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o Projeto de Lei n° 1026/2024, estabelecendo incentivos fiscais do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE). E para o alívio dos exibidores de todo o Brasil, o CNAE dos cinemas foi incluído.


DIANTE DE CENÁRIO DESAFIADOR DO SETOR, ALUGUEL DE PROJETORES SE APRESENTA COMO ALTERNATIVA PARA EXIBIDORES: "É REALMENTE A MELHOR OPÇÃO"

Há pouco mais de um ano, a Christie e a OrionPC anunciaram o lançamento de um programa de aluguel de projetores para os cinemas do Brasil. O projeto continua acontecendo, mas fica a dúvida: o quão viável é alugar projetores ao invés de comprá-los? O Portal Exibidor conversou com diversos players do mercado - exibidores, fornecedores e integradora - para entender melhor o assunto e elucidar importantes questões sobre o serviço.


EM APENAS QUATRO MESES DE 2024, DIAMOND FILMS BRASIL SUPERA SUA ARRECADAÇÃO DE 2023: "ANSIOSO PARA O QUE ESTÁ POR VIR"

O primeiro semestre do ano de 2024, como já era esperado, vem apresentando grandes desafios para os exibidores de todo o mundo. Mas quem se destaca no Brasil é a Diamond Films, que trabalhando quase que exclusivamente com produções internacionais independentes, em apenas quatro meses do ano conseguiu superar seus resultados de 2023. Entrevistamos Vinicius Pagin, diretor-geral da distribuidora. 


CINÉPOLIS TERÁ NOVO PRESIDENTE NO BRASIL APÓS QUASE DEZ ANOS

Após nove anos à frente da presidência da Cinépolis no Brasil, Luiz Gonzaga de Luca deixará de ocupar o cargo na rede de cinemas multinacional no dia 30 de junho. Em seu lugar, deverá assumir Pablo Billard, que atualmente é presidente da Cinépolis Indonésia. De acordo com a própria Cinépolis, as mudanças “ocorrerão nos próximos dias”. O anúncio aconteceu no final de maio.


INSTITUTO UNIBANCO DE CINEMA CONCLUI VENDA DO ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA PARA A CINESYSTEM

O Instituto Unibanco de Cinema, um dos braços culturais do Itaú Unibanco, oficializou a venda de salas do Espaço Itaú de Cinema para a rede de cinemas Cinesystem, empresa com 25 anos de atuação no mercado exibidor. A operação inclui quatro complexos nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Já as salas de cinema da Rua Augusta, na capital paulista, passam a ser 100% controladas e administradas por Adhemar de Oliveira, gestor do Grupo Espaço Cinema, com o nome Espaço Augusta.


ENTIDADES ASSINAM CARTA DE APOIO A PL DOS STREAMINGS; OPOSIÇÃO POLÍTICA É CONTRA A APROVAÇÃO

Enquanto o mercado aguarda os próximos movimentos do Projeto de Lei 8889/2017, que visa regular e também taxar as plataformas de streaming que atuam no Brasil, entidades da indústria cinematográfica demonstraram apoio à aprovação através de uma carta enviada, em 17 de maio, a deputados federais. Por outro lado, a oposição política é contra a ratificação. 


LYARA OLIVEIRA: "É IMPORTANTE MANTER O FOCO EM QUESTÕES DE DIVERSIDADE, EQUIDADE, PROFISSIONALISMO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO"

A Spcine, empresa pública da cidade de São Paulo com foco no fomento ao cinema e desenvolvimento audiovisual paulistano, realizou no início deste ano a troca de sua presidência. Viviane Ferreira, que ocupou a cadeira entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2024, deu lugar a Lyara Oliveira, antes diretora de Inovação e Políticas do Audiovisual da Spcine. A atual presidente falou ao Portal Exibidor sobre as expectativas e objetivos para seu mandato. 


PLAYERS BRASILEIROS SE DESTACAM NA ÁREA DE MERCADO DO FESTIVAL DE CANNES

O 77º Festival de Cinema de Cannes encerrou no último dia 25, mas o evento contou com forte presença de players brasileiros prontos para fazer negócios. Com filmes nas principais mostras do evento, empresas nacionais estão se movimentando para garantir bons destaques entre vendas, aquisições e parcerias. Algumas, inclusive, já anunciaram algumas novidades, como a O2 Play e O2 Filmes; Gullane Entretenimento, Spcine e Globo Filmes. 


O BRASIL TEM UM NOVO REI: "PLANETA DOS MACACOS: O REINADO" FAZ A MAIOR ABERTURA DO ANO

"Planeta dos Macacos: O Reinado" (Disney) destronou "Godzilla e Kong: O Novo Império" (Warner) e, pela terceira vez em menos de dois meses, o Brasil tem a melhor abertura do ano. O novo filme da franquia dos primatas foi visto por mais de 600 mil pessoas desde sua estreia, mais do que os 583 mil espectadores que os kaijus tiveram no final de março. 


SEGUNDO TRIMESTRE FISCAL DA DISNEY VÊ PREJUÍZO COM OS STREAMINGS FICAR PRÓXIMO DO ZERO

A Disney divulgou no início de maio o balanço de seu segundo trimestre fiscal de 2024, revelando que a soma de seus streamings tiveram prejuízo de apenas US$ 18 milhões entre janeiro e março. Desta forma, a empresa está perto de obter lucro com suas plataformas, uma batalha que todas as empresas que oferecem serviço de streaming estão envolvidas. Será o Disney+ a primeira plataforma a obter lucro no ramo?

Comente este artigo no Facebook
REALIZAÇÃO
Tonks