Expocine/24
Avançar

Notícias e Novidades

Resumão de Notícias | Junho de 2024

Resumão de Notícias | Junho de 2024


A Expocine, em parceria com a Revista Exibidor, apresenta um resumão com alguns dos principais headlines do mercado de cinema do mês de junho.

"Divertida Mente 2" se torna a segunda maior abertura da história do Brasil e alcança maior bilheteria global de 2024

A ansiedade estava alta, o tédio passou longe das salas de cinema do Brasil, muitas produções certamente ficaram com inveja e “Divertida Mente 2” (Disney) não teve vergonha nenhuma ao chegar dominando as salas escuras de todo o país. A nova animação da Pixar cumpriu - e até superou - as expectativas e, com uma estreia explosiva, se tornou a segunda maior abertura da história dos cinemas brasileiros ao levar 4,5 milhões de espectadores para a frente das telonas, ficando atrás apenas de “Vingadores: Ultimato” (2019), que vendeu 5,5 milhões de ingressos na época.

Lula assina decreto que regulamenta Cota de Tela e MinC anuncia investimentos de R$ 1,6 bilhão para setor audiovisual

Em um evento realizado no Rio de Janeiro no dia 19 de junho, Dia do Cinema Brasileiro, o presidente Lula (PT) assinou o decreto que regulamenta a Cota de Tela nos cinemas brasileiros. Além da recriação do projeto que fortalece filmes brasileiros, e estava fora de vigência desde o final de 2021, o MinC (Ministério da Cultura) anunciou uma série de medidas como um investimento de R$ 1,6 bilhão para o setor audiovisual. Além de Lula, também participaram da cerimônia a ministra Margareth Menezes, a secretária do Audiovisual (SAV), Joelma Gonzaga, e o diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga, entre outros.

Regulação do streaming não deve ter um texto ideal nesse primeiro momento, mas é um importante passo para o setor

Inaugurando nossa cobertura in loco no Rio2C 2024, no dia 5 de junho o vídeo sob demanda - através das plataformas de streaming - foi também um dos responsáveis por abrir o segundo dia do evento. O painel “A Regulação do Vídeo Sob Demanda (VoD) no Brasil: Desafios e Impactos na Indústria Audiovisual” reuniu importantes nomes da indústria do setor e da política, que apresentaram pontos dentro dos dois Projetos de Lei que estão circulando no momento: o 8889/2017 e o 2331/2022.

Show de Inverno encerra sua 15ª edição com otimismo e diversidade de conteúdos

No dia 6 de junho foi encerrada a 15ª edição do Show de Inverno, que contou com mais de 15 players do mercado brasileiro mostrando seus conteúdos para os mais de 500 visitantes do evento. Neste último dia, marcado pela diversidade de conteúdos e players, o público teve acesso às apostas que devem movimentar os cinemas nos próximos meses e alavancar a indústria, passando por filmes nacionais populares e independentes, bem como para internacionais cults, de fora do eixo de Hollywood e, claro, os blockbusters.

Barco e Santa Clara fecham parceria para aluguel de projetores

Dois grandes players do mercado cinematográfico brasileiro, Barco e Santa Clara Poltronas, fecharam uma parceria para um novo programa de aluguel de projetores para os cinemas do Brasil, com a primeira empresa sendo responsável pelo fornecimento do equipamento, enquanto a segunda é responsável pelo financiamento, instalação e manutenção. Economicamente falando, o aluguel se torna uma opção muito mais viável para exibidores e, sendo assim, as empresas enxergaram uma ótima oportunidade de mercado para preencher uma "lacuna".

Glaucia Camargos defende melhores políticas de estado para indústria audiovisual: "Cinema se faz em longo prazo"

Um dos grandes nomes que atuam na produção cinematográfica do Brasil, Glaucia Camargos é uma das responsáveis por ter levado importantes filmes às telonas e também para as telinhas nas últimas décadas. E nesse momento de uma nova retomada do audiovisual brasileiro, a produtora conversou com o Portal Exibidor e passou seu parecer sobre a atualidade e futuro do setor.


Filmes nacionais com temática LGBTQIAP+ ganham espaço nos cinemas do país com mensagem de humanização

O dia 28 de Junho é conhecido como o Dia Internacional do Orgulho LGBT e, por isso, o mês é chamado de Mês do Orgulho. Aproveitando a data, mas sem reduzir as lutas e demandas da população a apenas um mês no ano, 13 Sentimentos (Vitrine Filmes) fez sua estreia no dia 13 de junho e Tudo o Que Você Podia Ser (Vitrine Filmes) chega aos cinemas no dia 20 pela Sessão Vitrine Petrobras. O Portal Exibidor conversou com a equipe dos dois filmes que destacaram as mensagens de normalização e humanização dos corpos LGBTQIAP+, que possuem sentimentos, vivências e dificuldades como quaisquer outras pessoas.

Exibidores se empolgam, se emocionam e aplaudem "Divertida Mente 2": "O céu é o limite"

Já faz quase uma década que Divertida Mente (2015) entrou em cartaz para nos fazer rir, nos emocionar e nos ensinar a lidar com nossos sentimentos. Desde então, a animação se tornou um clássico mundial, aclamada por públicos de todas as idades. E se depender de Divertida Mente 2 (Disney), que estreia em 20 de junho, teremos outro filmaço capaz de repetir - e até mesmo ampliar - as sensações e méritos de seu antecessor.

Pablo Billard assume presidência da Cinépolis no Brasil em 1º de julho e quer trazer novas experiências para se aproximar do mercado

A partir do dia 1º de julho, a rede de cinemas multinacional Cinépolis terá um novo presidente no Brasil. Após dois anos ocupando a presidência da rede na Indonésia, Pablo Billard chega para ocupar o cargo que será deixado por Luiz Gonzaga de Luca. Em entrevista exclusiva ao Portal Exibidor, o executivo falou sobre sua experiência no mercado asiático e também sobre suas ideias para o novo momento na carreira, agora comandando os cinemas brasileiros.

Veterana da indústria, Sueli Tanaca assume direção comercial da O2 Play

Conhecida e querida na indústria, Sueli Tanaca oficializou durante o Show de Inverno deste ano a sua nova posição na O2 Play, ela agora assume o cargo de Diretora Comercial na distribuidora, sendo responsável por fomentar os lançamentos nos cinemas e ampliar a capilaridade da empresa.



Comente este artigo no Facebook
PATROCÍNIO
BigPoc
Christie
GDC
Harkness
Hotsound
Ingresso.com
Kinoplex
Osram
Screen X
Sharp
Venda Bem
Barco
Prawer Chocolate
MAV - MobiLoad
APOIO
CQS/FV
ICAB (Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros)
Filme B
FAAP (FAAP)
Brazilian Content
FORCINE (Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual)
ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte)
APP (Associação dos Profissionais de Propaganda)
Oslberg SPI
LATC (Latin American Training Center)
SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo)
BRAVI (Brasil Audiovisual Independente)
EXIBIDOR
REALIZAÇÃO
Tonks